Para que finalmente saibam do que estou a falar..e num dia que já mandei mais Espanhóis da empresa Goooogle...(acho que se chama assim) tomar "banho de acento".... aqui fica:
A Batalha da Salga foi um recontro travado a 25 de Julho de 1581 na baía da Salga, no Porto Judeu, na Jurisdição do extinto Concelho da Vila de S. Sebastião, Terceira, Açores, entre uma força de desembarque espanhola e as forças portuguesas que, em nome de D. António I, defendiam a ilha em oposição à união pessoal com Espanha, no contexto da crise de sucessão de 1580.
Após os bombardeamentos de Angra, em 5 de Julho de 1581, a esquadra espanhola de 10 navios, comandada por D. Pedro Valdez, manteve-se em torno da ilha em reconhecimento dos melhores locais de desembarque. Na madrugada de 25 de Julho os primeiros barcos com tropas espanholas apontavam à baía da Salga. Um vigia, postado na ponta de Coelho, deu o alarme, mas quando as primeiras forças portuguesas chegaram já os castelhanos, em número de 1.000, tinham ocupado posições e iniciado o saque.
Nesta fase dos combates distingue-se a jovem e formosa Brianda Pereira, que, vendo a sua casa destruída, ataca, com outra mulheres que juntara, o inimigo.
Pelas nove horas da manhã a peleja era forte, varrendo os espanhóis a costa com a sua artilharia, o que, dificultava a tarefa dos defensores.
Cerca do meio-dia, estando a batalha indecisa, o religioso agostinho Frei Pedra, que participava activamente na luta, teve a ideia de, como estratagema, dirigir gado bravo para as posições espanholas e assim desbarataras. Rapidamente foi reunido mais de um milhar de bovinos, que, à força de gritos e tiros de mosquete, se lançaram sobre o inimigo.
Aterrorizados, estes recuam e são perseguidos até à beira-mar, onde a quase totalidade perde a vida na luta que se trava ou morre afogada procurando atingir os batéis.
Ao que se conclui que.."Espanhol não sabe nadaarrrr yeeeee"..pq não percebo com alguém se afoga aqui :)
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário