São as danças e os "bailhinhos" de Carnaval.
São preparadas com grande antecedência e cada freguesia tem o seu. Durante o fim-de-semana do Carnaval, várias colectividades apresentam as suas danças.
Mas o que é um "bilhinho" (bem dito é com "lh" mesmo) :)
Então um Bailinho ", é formado por um grupo de pessoas, tanto podem ser só de elementos masculinos, como só femininos ou de ambos. Têm de ter bons tocadores, sendo os instrumentos principais, viola da terra, bandolim, acordeão, e ferrinho. Estes grupos começam a ensaiar , por volta de Novembro ou Dezembro, depende da data do Carnaval.
O bailinho consiste, numa música de entrada, sempre bem cantada, com quadras e sextilhas. A seguir apresentam o tema (teatro) ao som de outra variante musical. Há duas espécies de bailinhos : os puxados a bandeiro e os puxados com ferrinhos com fitas de seda coloridas nas pontas, usadas como um maestro a dirigir uma filarmónica. Cada puxador, usa um apito que é que é o comando para a troca de dançarinos (coreografia) e mudança de música.
Depois do assunto terminado , o que geralmente abordam temas de humor, e também críticas aos assuntos mais badalados, não esquecendo o ataque em grande aos políticos, e ainda outros temas variados.
Seque-se a música de despedida, o que por vezes se torna comovente. Os elementos do Bailinho vão vestidos a rigor, consoante o tema a bordar, e dão espectáculos de rara beleza!
Durante o Carnaval imensas pessoas na Ilha Terceira percorrem várias freguesias a ver os bailinhos, até a altas horas da madrugada. Na segunda-feira uma selecção de bailinhos actua no Teatro Angrense em uma espécie de espectáculo de gala.
Basta procurar no youtube...
E a seguir ao Carnaval...vem a Páscoa...entretanto houve o dia dos amigos, das amigas dos compadres e das comadres, depois começam as Festas do Espírito Santo (de Maio a Outubro), com touradas à corda praticamente todos os dias, funções, procissões, bodos de leite, matanças, coroações, impérios, arremates, arraiais, iluminações e concertos. Pelo meio as Sanjoaninas e as Festas da Praia. As festas
Deve ser cansativo viver aqui.
As festas da Serreta é que tem a romaria a pé....não é Santa Bárbara......
ResponderExcluirÉ verdade sim senhora! :) Serreta Santa Bárbara.. é tudo serras :)
ResponderExcluirAo que me parece, tradicionalmente as danças estão relacionadas com a páscoa e são mais "pesadas" no tema que abordam... não têm a componente humorística...
ResponderExcluir"òlivio"...são mais pesadas?
ResponderExcluirDeve ser das filhoses de forno :)
Terra do caraças.. vão comer para o inferno, fónix!! Se nao andasse a correr saia daqui com mais 5 kg
Traz umas filhoses de forno... há tanto tempo que não como isso!!!!!!!!
ResponderExcluiré.. .levo num tupperware debaixo do braço :)
ResponderExcluirLevo-te um queijinho e vais com sorte :)